Mensagem do Líder Espiritual

Discurso de Sua Santidade Pai MAYAMONA, durante a cerimónia de Abertura das atividades do Jubileu e das jornadas Internacionais da Juventude:

Em nome D'aquele que me ungiu e consagrou-me para a Sua missão, quero exprimir a minha gratidão e a minha alegria, citando a Epístola de João na segunda Carta, quando fala aos jovens dizendo: "vós jovens sois fortes, porque conhecem a palavra de Deus. Ele prossegue com uma palavra mais forte ainda que diz: "vencestes o malígno".

Meus amados e minhas amadas, quero mais uma vez e em nome D'aquele que me ungiu e consagrou-me para a Sua missão agradecer no fundo do meu espirito este momento tão sublime que a juventude nos proporciona enquanto se prepara para dois momentos importantes, tanto o Jubileu que vai acontecer no mês de janeiro próximo quanto as Jornadas Internacionais da Juventude que terão lugar no mês de julho em Ntaia Maquela do Zombo, ambos no ano 0024.

É no quadro destas festividades das festas dos Tabernáculos que antecedem a celebração da descida e efusão do Espirito Santo em África e a consequente relembrança da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo «Os Tocoistas», que celebramos hoje este evento magno do lançamento destas grandes atividades.

Como é sobejamente conhecido e propalado em todas as sociedades e no mundo inteiro que a juventude é a força motriz de qualquer sociedade ou organização; e a Igreja não foge esta regra. Sem dúvidas não podemos realizar com eficácia os propósitos de uma nação e sobretudo com dinâmica próprias e os desafios que a atualidade nos colocam, sem contarmos com a juventude.

Foi há 32 de janeiro de 1974, a partir do exílio forçado dos Açores que o relembrador da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo «Os Tocoistas», que hoje fala numa outra vertente, por via de uma epistola criou o órgão da juventude com a nomeação dos 4 primeiros representantes gerais para dirigir o órgão recém criado que são eles:

i) Luzaisso António Lutango – Representante-geral da Juventude Masculina em Angola;

ii) Rosalina Kumbelembe Xavier – Representante-geral da Juventude Feminina em Angola;

iii) Tuassolo Víctor – Representante da Juventude Masculina em Luanda

iv) Elvira Mateus Sebastião - Representante da Juventude Feminina em Luanda.

A partir daí estava lançada a mensagem de que a Igreja vinha para ficar. É de lá para cá que este órgão tem vindo a sofrer alterações no seu quadro de acordo a evolução das idades dos seus representantes. Hoje, exceto a menina Rosalina Kumbelembe Xavier que descansa no SENHOR, os outros 3 ocupam cargos de relevo na Igreja e peço-vos que se levantem.

Hoje quer o então Representante-geral da Juventude Masculina de Angola quanto o Representante da Juventude Masculina em Luanda, ambos ocupam a categoria de Bispos Auxiliares e a menina Elvira Mateus Sebastião que lhe chamo de mimosa, é uma das Responsáveis e ocupa a função de Anciã Conselheira do Órgão juvenil e a categoria de Evangelista no quadro do clero da Igreja.

O jubileu será o momento de festa, reflexão e de debates sobre os temas relacionados com a juventude desde a sua criação, o antes e depois e os caminhos trilhados até os nossos dias e perspectivar o futuro da juventude num mundo cada vez mais desafiante. Esta atividade que hoje é lançada se vai desenrolar a volta do lema aqui apresentado. Por isso, eu agradeço a vós os jovens e estou seguro – a Igreja irá muito longe.

Provaram-me aqui o que tendes aprendido, tanto academicamente quanto religiosamente, eclesiasticamente e sobretudo espiritualmente. Estou certo que a minha jornada não foi não é nem será em vão.

Quanto as jornadas internacionais da juventude, comporta um leque variado de temas que deverão envolver todos os jovens sem excepção. A juventude Tocoísta será a promotora, mas a atividade será para todos os jovens do país e fora dele e sem distinção, atendendo os desafios que o mundo moderno tem apresentado aos jovens com os seus problemas e como resolvé-los, quais são as barreiras a transpor em um mundo cada vez mais competitivo e desonesto? Sem dúvidas são temas transversais que vão desafiar toda a juventude na busca de soluções dos problemas que a juventude vive no país e no mundo.

Para que desta forma possamos traçar caminhos e elaborar propostas livres de quaisquer ideologias e apresentá-las ao Executivo do nosso país e na Assembleia Nacional como forma de contribuição sobre as medidas de mitigação das causas e dos problemas que o nosso mundo e o nosso país enfrentam e em particular a juventude.

Depois deste lançamento, a Pastoral Juvenil Central irá desencadear um conjunto de ações e estabelecer contatos com as suas congéneres para a recolha de contribuições visando o alargamento da agenda a ser discutida durante 7 dias em um espaço fora do ambiente habitual e poluído.

A juventude deve despir-se de qualquer preconceito e de toda a segregação que não pode ajudar o país a crescer. Nestes termos, a Igreja deve ser sempre a luz do mundo e sal da terra que ela se caracterizou em todas as etapas da história do país e do mundo. É com jovens pensantes, modesto, mas acutilantes que se desenvolvem os países. Esta atividade irá promover o engajamento do Estado do nosso país, tendo em conta os resultados que se esperam alcançar. A Igreja e os seus jovens não podem assobiar ao lado enquanto a sua casa arde.

Por isso, têm uma tremenda missão e eu vosso Pai, sempre vos ajudarei. Só ficará triste o diabo porque ele nunca se contentou com nada. Mas quem é de Deus e de Cristo, sentir-se-á contente e feliz. Meus Anciãos, o vosso trabalho não tem sido em vão. A obra vai continuar de forma brilhante.

Por isso, caríssimos filhos e filhas, tudo quanto apresentaram ali, eu vosso Pai estou muito satisfeito. Bispos, o que mais esperamos, a hora chegou. Enquanto nós os pais conduzimos a Igreja pela força e poder do Espirito Santo e com a lapiseira curta, mas conseguimos chegar até aqui; hoje, os nossos filhos que juntam essas duas componentes: o poder do Espirito Santo e a lapiseira comprida, não tem como..., a Igreja vai avançar.

Meus Bispos Auxiliares eu estou totalmente eufórico e estagiado, porque os meus filhos e filhas provaram o que sabem fazer. Enquanto que o mundo diz: estes Tocoistas não sabem nada? Quem são eles também? Ficam ali no canto e não falam. Mas eu digo: Não brinca, porque Simão Toco está a cultivar Gente de verdade e a preparar o império de Cristo.

E eu não me cansarei, vou trabalhar ao lado de vocês para que aquela alegria que o diabo tentou interromper, seja de facto manifesta para todos os africanos e ao mundo.

Caríssimo Catedrático, Professor Doutor Carlos Mariano, Presidente da nossa Universidade, aqui está a aposta da Igreja. Nós não queremos só governar os Céus, também a Terra. Neto dizia: o mais importante é resolver os problemas do povo. Este é o lema dos angolanos....

Igreja de Cristo,

Eu vou voltar para o meu gabinete quase voando por cima das nuvens. Enquanto estava em París, em maio último, aqueles vossos irmãos parisienses perguntaram-me, dizendo: Senhor Bispo como é que consegues fazer tudo isso? Eu dizia: eu consigo fazer tudo isso e farei muito mais ainda, porque atrás de mim tenho uma equipa forte. Eu sou simplesmente o Treinador da equipa, mas tenho muitos Messis, muitos Mpapes, muitos Cristianos Ronaldos, muitos Ronaldinhos Gauchos e assim a equipa marcha. Só que o Treinador não dorme.

Meus queridos,

Com estas palavras declaro abertas as Jornadas da Juventude tanto do Jubileu quanto das festividades internacionais da juventude. Quem pensava isso, quando tentaram nos aniquilar? Quase que acabamos, mas há uma palavra em Isaias 7:13 que diz: "O Toco ainda que lhe corte, basta ficar uma raíz no fundo, ele volta a crescer e tornar uma árvore frontosa". Aqui está o TOCO.

Jovens, segurem bem a palavra e a espiritualidade, porque a vossa recompensa é grande.

Amém.

Mensagem completa de Sua Santidade no link: https://drive.google.com/file/d/1vf2UTK0fiWVGjyr2Pn6JNIZSuRMRZsoF/view